quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lisboa

Lisboa, 13/10/10, quarta-feira, 13:20.

Estou em uma biblioteca pública no Bairro Chiado, descolei um acesso (bom) à internet gratuito de uma hora. Vou tentar resumir o que aconteceu desde que saí do Brasil. A viagem foi cansativa, mas poderia ter sido bem mais, não fosse eu ter ficado no melhor lugar da classe econômica (aquela primeira fileira de assentos em que o espaço para os pés é o dobro dos demais) e no corredor, podendo ainda esticar bem as pernas. Mas a barbada não acaba aí: como fiquei na 'fronteira' entre a econômica e a primeira classe, o WC que usei acabou sendo dessa outra espécie de seres humanos, regalias mil inclusas. Houve subtrações. Já vi que o assento da volta é o mesmo: valeu Junio! Balancei no Duty free quando vi aqueles Marlboros americanos, mas sobrevivi. Nesses poucos dias já sinto a diferença de quase seis meses sem fumar: as pernas e os pés chegam à exaustão ao fim do dia, mas fôlego não tem sido problema.
O Hostel é legal, as fotos na internet não decepcionaram. Os donos são brasileiros, o banho é excelente - banheira com vista para a cidade -, estou em um quarto com uma alemã que tosse (e fuma) sem parar e deixa tudo espalhado como se estivesse em casa. A viajante mais simpática que conheci até agora foi a Cláudia, italiana da Sicília, que foi embora hoje. Trocamos emails e combinamos de nos encontrar na ponta da bota.
Segunda saí para para caminhar e provei - e aprovei - o famoso pastel de nata e dei uma circulada de bonde pela cidade.
Ontem fui ao Parque das Nações e visitei o Oceanário, bem bacana. Toda a área do parque, construído para a Expo 98, é super moderna, contrastando com a arquitetura provinciana da cidade. 
À noite peguei um 'comboio' (trem) e fui a Caiscais, uma cidadezinha ao lado de Lisboa encontrar o Alberto e outros amigos. Nosso encontro foi meio atribulado pela presença ilustre do Pedro, um 'gajo' que tinha muitas coisas para dizer mas pouca paciência para escutar. Espero que continue voltando.
O sistema de transportes (ônibus, bonde, metrô - algumas estações de metrô são belíssimas, decoradas como azulejos coloridos, muito bacana - e trem) é todo interligado e funciona perfeitamente, levando o passageiro de um canto a outro da cidade, ou mesmo às cidades vizinhas, em minutos. Acho que vou rever meu repertório de piadas.
O pessoal aqui é muito atencioso e prestativo com os turistas: só no primeiro dia me ofereceram três vezes um arsenal completo de drogas.
Daqui vou à estação de trem, reservar minha passagem para amanhã, vou à Cidade do Porto (norte) e sábado para Faro (sul) onde domingo pego avião para Estocolmo. Tenho bem mais fotos e alguns filmezinhos também, mas só consegui postar estas poucas. Acabou o tempo da internet. Abraços a todos no Brasil!

 

Café na Praça do Comércio
O Pastel de Nata (com letra maiúscula!)
Vasco dá boas vindas ao Oceanário

'A procurar' Nemo
Rua Augusta
Arredores do Hostel
Trânsito Lisboeta
O 'Café a Brasileira', no Chiodo

Exposição comemorativa ao Centenário da República
'Livros são papeis pintados com tinta...' (Fernando Pessoa)

Saudades da Trilha Inca?
 

Este vídeo é uma das atrações mais legais do Oceanário, demonstra como as ondas do Tsunami de 2004 se espalharam pelo mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário