domingo, 31 de outubro de 2010

E você?



Criei este blog para escrever sobre minha viagem à Europa e não para falar de política, mas hoje tem eleição no Brasil (nem sei quem ganhou, não é o que mais importa aqui) e é impossível não fazer uma comparação entre tudo o que estou vivendo (são poucos dias, mas já pude observar e absorver bastante coisa) e como é a coisa no Brasil. Por exemplo: várias diferenças saltam aos olhos nos primeiros dias em qualquer país europeu: segurança nas ruas (ausência de criminalidade, assim como das centenas de pessoas que lotearam as ruas, calçadas e sinaleiras das cidades do Brasil "pedindo" ameaçadoramente dinheiro ou outras coisas); um sistema de transporte público extremamente eficiente e barato, que leva qualquer um de um canto a outro da cidade em minutos, a qualquer hora do dia - imagine isso em Porto Alegre, às 18:30 horas; ruas limpas, um povo educado - percebi aqui algo interessante: quando o sinal de trânsito está fechado para o pedestre, ninguém atravessa a rua, independente de haver carro passando ou não. Educação, respeito. Cultura.
Mas por que isso? Por que tanta diferença? Tenho muito mais perguntas do que respostas. Agora, esta conversa de que "somos um país ainda jovem, que precisa amadurecer, uma democracia recente, enquanto a Europa, por exemplo, já tem muito mais tempo..." sinceramente não me serve mais. Eu quero e preciso de um pouco de segurança e qualidade de vida agora, não daqui a 10, 100 ou 1000 anos. Até quando o Brasil vai ser o país do futuro, como todo o potencial para ser o país do presente? Será que vamos ficar "deitados eternamente em berço esplêndido"? Já disse que tenho perguntas, e não respostas. Aliás, tenho sim, uma: a razão de estarmos como estamos não tem nada a ver com idade do país ou da democracia, mas passa por uma classe ploítica que nada na currupção e na impunidade e por um povo apático e conivente. E a solução? Esta talvez comece por uma mudança radical de consciência e atitude de cada cidadão. Atitude é fundamental, afinal, boas idéias nada significam até que sejam postas em prática. Eu, por exemplo, não estou fazendo nada para mudar o país hoje. Ou talvez, compartilhando estas ideias, esteja despertando em mais alguém o desejo de mudar. E você?

PS.: A foto acima foi tirada ontem na Marientplatz, em Munique. São aqueles "dispensadores de jornal" em que a pessoa abre, coloca uma moeda e pega seu jornal. Detalhe: para abrir não é necessário colocar a moeda, a tampa serve apenas para (deduzo eu) não molhar os jornais em caso de chuva.

5 comentários:

  1. Querido...às 19.51 aqui no Brasil, a boca de urna indica a Dilma como a presidente do nosso país.
    Já foram apurados 88,54% dos votos e ela está com 55,07% e o Serra com 44,03.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Por aqui continuam roubando o jornal da porta de casa e atropelando velhinhas na faixa de segurança.

    Porto Alegre é demais.....rsrsrsrs

    Pelo menos temos o Inter!!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. boa reflexão amigo....
    pelo menos elegemos os melhores candidtos !! o q da uma pontinha de esperança!!
    beijoo

    ResponderExcluir
  4. nossssaaaaaa consegui postar um coment´rio !!!!!! é muita emoçãooo.......a loira aqui tava tentando ha dias e nõ conseguia !!! acredita??!!!

    ResponderExcluir