quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Amsterdam

Amsterdam, 10/11/10, quarta-feira, 21:00 horas


A passagem pela Holanda começou em Rotterdam, mas lá não andei muito pelas ruas, assim não tenho muito o que contar. Segunda-feira pela manhã embarquei para Amsterdam, a polêmica capital holandesa dos coffeshops e do Red Light District, onde o uso de drogas e a prostituição, respectivamente, além de seram liberados e protegidos por lei, fazem parte da cultura local e são atrações turísticas da cidade.

Havia conhecido um brasileiro em Rotterdam (Andreas, paulista), que mora faz dois anos em Amsterdam, cheguei e fui direto ao seu encontro. Ele trabalha em uma das lojas de uma rede de locadoras de bicicletas, então além de me dar boas dicas me deixou uma bike à disposição.

Nos dois primeiros dias pedalei por tudo, desde o centro até as áreas mais afastadas da cidade, como o estádio do Ajax (de grande recordação para os colorados), que fica praticamente fora de Amsterdam. Na terça choveu e fez frio de rachar, mas mesmo assim me atirei nas ruas pedalando. Acaba sendo uma maneira legal de se integrar um pouco mais na rotina dos locais, como também de ir longe em pouco tempo, e de graça.

Ontem apareceu um brasileiro (de Minas Gerais) no quarto do Hostel, já estava eu, um australiano e um iraquiano, ficou um time bem legal. Os dois gringos não sei qual dos dois consegue ser mais engraçado. 

Agora estou indo para Praga, começa o que estou considerando a segunda parte da viagem e dividindo em 3 blocos: o leste europeu (Praga e Budapeste), o berço da civilização ocidental (Roma e Atenas) e para finalizar a ¨Tríplice Coroa¨: Barcelona, Londres e Paris.

Na terra do Big Brother, completei um mês ¨confinado em liberdade¨.

Sobre o meu Ipod (já virou um capitulo a parte do blog): o amigo que fiquei hospedado em Rotterdam tinha um zilhão de arquivos no Itunes e me ergueu de uma maneira nunca vista. Agora a coisa es mais ou menos assim:

http://www.youtube.com/watch?v=4evjn1-QAjQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oNO6pAJBCs4

http://www.youtube.com/watch?v=-Gu3gDhESRY



Os arranha-céus de Rotterdam
Os ciclistas têm os mesmos direitos e deveres nas ruas
Amsterdam Arena: os Rolling Stones tocaram oito vezes aqui desde 1996
Ame-os ou os odeie: os holandeses são os criadores do Big Brother
As casas flutuantes de Amsterdam
Multidiversidade cultural
A turma do Hostel: boas risadas
Os tamancos tradicionais estão em todas as lojas de souvenirs

Há quem venha aqui ver a Anne Frank
Nunca tire o olho do seu lanche...
A bela arquitetura da capital holandesa
Um dos 165 canais que permeiam Amsterdam
O bairro Jordaan, onde se originou a cidade
Guarde a câmera, estamos entrando no Red Light District
Amsterdream!

2 comentários:

  1. Bah, véio! tu tá te puxando nas fotos. Muito bom... Amsterdan tem uma penca de museus legais também. Desde os artisticos (rembran e vangog) até os mais malucos (da maconha, do sexo.. etc). Essa experiência de conhecer uma galera em hostel tb é muito tri. Sempre rola bons contatos e dicas pras viagens seguintes. Praga é legal, mas quando estive aí pouca gente falava inglês. Foi meio complicado. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o lugar .. amei o colorido dos predios.. e tenho a maior curiosidade de entrar nas casas flutuantes.. Divirta-se mais e mais... beijossss

    ResponderExcluir