sábado, 13 de novembro de 2010

Praga

Praga, 14/11/10, domingo, 19:00 horas

Cheguei de avião aqui, e algumas dificuldades já surgiram no aeroporto, o pessoal realmente fala muito pouco inglês, e quando fala o sotaque atrapalha bastante para compreender. Pela primeira vez cheguei em uma cidade de noite, tenho sempre o cuidado de evitar isso para poder ter tempo de me localizar e encontrar algum local para ficar ainda com dia claro, mas desta vez este planejamento falhou (depois fui ver que aqui escurece às cinco da tarde), então acabei indo para o primeiro Hostel da lista do meu guia de viagem, o "Clown and Bards". Cheguei no  lugar e me assutei um pouco, depois que entrei e me instalei me assustei mais um pouco ainda, o Clown and Bards é (disparado) digamos assim o "Hostel mais albergue" que eu fiquei até agora, com uma cara de taberna medieval, quartos e banheiros sem nenhum tipo de frescura e até mesmo um aspecto  meio "sujo", sem nenhuma daquelas frescuras dos hostels HI ou outros que eu fiquei antes. Mas na verdade ele fica mais para um estilo "despojado" mesmo do que outra coisa, depois fui vendo que o astral do lugar é esse mesmo, inclusive tem um cara de Porto Alegre trabalhando aqui que me dá boas dicas sobre a cidade (o staff todo é legal).

Quanto à cidade, impressionante. Se nota perfeitamente a diferença do "leste" europeu (assim chamado), porque geograficamente a Republica Tcheca fica bem no meio do continente, em relação aos demais lugares que passei, seja nas construções, na cultura, nos hábitos do povo... se é assim agora, fico imaginando algumas décadas atrás.

Praga, o maior centro urbano do leste europeu, é dividida em pequenas regiões, antigas cidades independentes, mas pode-se percorrer tudo caminhando, sem problemas. Há a Cidade Antiga, o Bairro Judaico, o Distrito do Castelo, etc. Parafraseando meu guia de viagem (O Viajante), "Felizmente, com todas as guerras, revoluções e primaveras testemunhadas, Praga ainda reina majestosamente intacta e vibrante".


Esqueça tudo o que ouviu falar sobre Hostels e encare de vez o espírito mochileiro

Os famosos cristais da Bohemia
 
A fusão entre o antigo e o moderno
Margens do rio Vltava, que corta e cidade
O intenso e constante movimento na Charles Bridge

Cinco horas da tarde e já está escurecendo
Praga à noite
Reparem na mão à esquerda: "no photos, please!"
Old Town Square, ponto central da cidade
Espetinho de frango (espero) para matar a fome
O famoso relógio que informa hora, dia, semana, ano: sempre Aqui e Agora!
Acredite, as tchecas superaram as suecas e as holandesas no quesito beleza
O povo se aglomera esperando o show do relógio a cada hora certa
Parece um cidade de brinquedo, mas é a vista de cima da torre da igreja
As desconcertantes lápides do cemitério judeu: pouco espaço para muita gente
O Hard Rock Café é um show: o baixo do Flea autografado por toda banda
Esta sinagoga data de 1300, sendo a mais antiga da Europa em atividade
Teto da nave de uma Igreja no Distrito do Castelo
Katedrala Sv. Vita, no Complexo do Castelo. Gigantesca
Folder turístico mostra imigrantes tchecos no Rio Grande do Sul


"Dizem que ela existe pra ajudar, dizem que ela existe pra proteger..."


s
Estórias são dádivas: compartilhe!


Os dois videos abaixo eu fiz ontem, um deles mostra uma dupla se apresentando na Old Town Square (vale observar o idioma) e o segundo a troca da Guarda Real no castelo (olhem o susto dos turistas que aparecem caminhando junto com os guardas)
 


6 comentários:

  1. Quer dizer que a chegada em Praga foi o início dos amadorismos? Eu sabia que eles iriam chegar... hehehe. Cuidado com os maníacos do filem "The hostel", aqueles atuavam em Bratislava, aí perto. Muito tri a foto do Museu da tortura. Esse não era do "meu tempo"... Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Daew.
    E essa barba a estilo lula?
    Te cuida ai,e good trip.

    ResponderExcluir
  3. Dez, mano!

    Muito bom te ver conhecendo tudo isto.
    Sinto daqui a tua energia e alegria.

    Beijos

    Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Querido!

    Falei agora com a tua mãe , são 11.45 de terça-feira, dia 16 e ela pede que tu telefones pra ela.

    Beijos

    Dinda

    ResponderExcluir