quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Munique

Munique, 2/11/10, terça-feira, 22 horas

A viagem de trem para Munique já foi atípica. Como o percurso era longo, praticamente cruzando de norte a sul a Alemanha, resolvi viajar de noite e experimentar os tais "couchetes", cabines com beliches para até 6 pessoas. Quanto mais beliches, mais barato, logo, fui na cabine para seis. Digamos que foi a experiência de ser sardinha por uma noite: fiquei na cama de cima, espremido contra o teto, sufocado num calor absurdo, dividindo aquele cubículo com seres das galáxias mais longínquas. Para completar a comédia, como o trem ia sacudindo, tinha que ir no banheiro de hora em hora. Mas tudo vale à pena para ser chegar na Baviera.

Munique é sensacional, só perdendo em encanto para a Cidade do Porto, das que eu conheci até agora. Capital do antigo Reino da Baviera, terra de castelos e paisagens inigualáveis e de um folclore e de um alto astral que o fazem ter uma identidade totalmente própria, diferente do resto do país. Trocando a cerveja pelo chimarrão, e mais ou menos como nós, gaúchos (até porque igualmente fica no sul, e também tem o melhor time do país - que é vermelho e branco).

Falando em futebol, no primeiro na cidade já ganhei um presente: fiquei sabendo no Hostel que o Bayern jogava à noite pela Bundesliga. Foi o sufiente para "cancelar todos meus compromissos" e me tocar para o estádio comprar o ingresso. Se de dia a Allianz Arena (que foi sede da abertura da Copa da Alemanha) já impressiona, de noite então é sem comentários. "Ganhamos" por 4 a 2 do Freiburg, e na volta um alemão reconheceu o distintivo do Inter no meu casaco como o time de onde veio o Lúcio (é ídolo aqui).

Acabei ficando mais tempo aqui, foram 4 dias no total, todos eles tão bem aproveitados que pareceu mais. Caminhei por todo o centro da cidade, pelo English Garten, fui ao Olympia Park, ao Museu da BMW, ao campo de concentração de Dachau e ao Castelo de Neuschwanstein. Este castelo é realmente impressionante, assim como a estória que o cerca. Fica em um vilarejo ao lado de Fussen, esta uma pequena cidade a duas horas de trem de Munique. Foi nele que Walt Disney se inspirou para conceber o castelo da Cinderela. O Rei Ludwig II, que ordenou sua construção, no século XIX, era tido como alguém que vivia em um mundo de sonhos e fantasia e por fim foi considerado louco. Um dia foi encontrado morto, afogado em um pequeno lago, ele e o médico que o diagnosticou insano. Após 17 anos de obras, o castelo jamais foi concluído. Seu interior, com pinturas, estátuas, quadros, vitrais e tudo o mais que se possa imaginar em termos de decoração daquela época de todas as formas e cores possíveis e impossíveis denotam a personalidade "excêntrica" do rei.

Depois do incidente que aconteceu com meu Ipod em Lisboa, no qual eu perdi todas as músicas recarregando numa lan house indiana e tive que conseguir outras, até que deu para garimpar alguma coisa legal (antiga e nova também). Olhem só o que está tocando direto por aqui:

1. Jonh Mayer - No Such Thing: legal esse som, a versão que eu tenho aqui é acústica.

2. Le Tigre - Deceptacon: não conhecia essa banda, mas gostei. alguém conhecia? Alguém mais gostou?

Allianz Arena, o estádio do Bayern, mais parece uma nave espacial

Vista da cidade de cima da torre da Igreja de San Peter

Estátua do Rei Ludwig I da Baviera, no centro de Munique

Surfe nas ondas artificiais do English Garden

Com quase 4 mil metros quadrados, é o maior parque urbano do mundo

A Arena das Olimpíadas de 1972, que ficaram conhecidas pelo atentado terrorista palestino

Munique, terra da BMW

O museu da marca apresenta o novo...

... e o antigo...

... é de ficar babando!


Dachau: o primeiro campo de concentração nazista

O interior das galerias onde os presos ficavam: milhares morreram aqui 

"Há muito tempo atrás, em uma terra muito, muito distante..."

O interior do castelo, em um dos raros momentos de "simplicidade"


O Rei Ludwig II da Baviera, aparecendo para saudar os súditos da Coroa

5 comentários:

  1. otimass fotus....amei !!!
    a musica é muitooo estranha....kkkk naum gostei !!
    O Rei Ludwig II da Baviera tah lindooo com essa barba!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho Le Tigre, electro rock tosquera, mui bueno. Muito legal os lugares! boa viagem, meu amigo

    ResponderExcluir