domingo, 5 de dezembro de 2010

Madri

Madri, 4/12/10, sábado, 21:00 horas

O vôo de Atenas para Madri foi tranquilo. Depois das "aventuras" nos últimos dias na Grécia as coisas correram bem na manhã da viagem. Cheguei no aeroporto e fui para Estação de Príncipe Pio, ao lado da casa do Cizinho, o filho da esposa do meu tio que mora em Minas Gerais e iria me receber por alguns dias em seu apartamento. Detalhe: como vim de uma temperatura de 25º, estava de bermuda e camiseta, e em Madri fazia 7 graus. Quase congelei na caminhada entre a Estação e o apartamento. 


No último post falei dos nobres e profundos sentimentos que trouxe da Grécia. Pois não foi só isso que veio comigo (ou "em mim") da terra de Aristóteles: no meu primeiro dia na ilha de Hydra resolvi entrar no mar (não quis perder a oportunidade de mergulhar nas águas do Mediterrâneo). Quando  estava voltando  para a praia pisei em um daqueles ouriços do mar. Na hora não percebi, mas depois vi que tinham ficado vários espinhos cravados no meu pé. Resultado: meu primeiro "tour" em Madri foi a uma clínica médica.

Outro "amadorismo" foi na visita ao Santiago Bernabéu (estádio do Real Madrid): não percebi que minha câmera estava quase sem bateria e saí batendo várias fotos (museu, etc.), e quando entrei no campo, banco de reservas, túnel, vestiário, fiquei sem fotos.

A capital espanhola é uma cidade bastante agitada, uma metrópole no mais puro sentido da palavra. Caminhei muito por aqui (apesar dos espinhos), embora em apenas dois dias consegui conhecer praticamente quase toda a área central, e também dois dos três grande museus de arte de Madri.

O meu Ipod ganha novo capítulo neste post, sem dúvida o mais glorioso. Se o meu anfitrião de Rotterdam (Arno) tinha um repertório respeitável de músicas no seu Itunes e me gravou um seleção interessante, o que aconteceu aqui foi sem precedentes: fui apresentado a pelo menos uma dezena de bandas novas (pra mim, claro), todas clássicas. A geração 4 tem nomes como: Bloc Party, Bowling for Soup (talvez a melhor), Dashboard Confessional, Fenix TX, Millencolin, New Found Glory, No Use For A Name, Saves The Day, Eve 6, The Sounds, entre outros. Alias, o Cizinho fe o Felipe, meu conterrâneo de Brasília que mora aqui com ele) fez eu ficar até sem jeito de tanto que me deixou à vontade na sua casa: pra ter uma idéia, o cara me deu o quarto dele e foi dormir na sala enquanto eu estive aqui.

Agora pego um trem para Barcelona, onde passo 3 dias, depois uma um semana em Londres e fecho o roteiro em Paris. Jimmy, papai está voltando para passar o Natal em casa!

"Toda rosa tem seu espinho..."
O time do século XX, eleito pela FIFA
O Palácio Real: atualmente, usado apenas para eventos oficiais
Taperia: os petiscos são ritual obrigatório no happy-hour e noite adentro dos espanhóis
O metrô de Madri: 12 linhas atendendo toda a cidade e o sistema mais eficiente de todos que vi até agora
Felipe e Cizinho (no meio): brasileiros em Madri
Bandeira da espanha: a coroa real
Plaza Mayor: as festas de Navidad estão chegando
Os espanhóis demonstram bastante orgulho pela conquista da Copa da África. Faltam só mais 4.



O humor de gosto (bastante) duvidoso no centro da cidade
Gran Via, uma das principais avenidas de Madri
O Museu Reina Sofia: casa de Picasso, Dalí e Miró
Guernica, fenomenal obra de Pablo Picasso
Nem todas as obras de arte estão nas peredes
O Museu del Prado é o mais famoso da Espanha
Madri respira arte: escolha à vontade!
O interior do Museu del Prado: quase 200 anos de história





"El Oso y el Madrono", símbolo da cidade
Precisa dizer mais?

2 comentários:

  1. "ADOREI" AS ÚLTIMAS NOVIDADES. ATÉ QUE FORAM POUCOS OS ESPINHOS EM TODO ESTE TEMPO...AGORA NO FINAL DO ROTEIRO TE PREPARA PARA O FRIO NA INGLATERRA E FRANÇA! TEMOS RECEBIDO NOTÍCIAS DE TEMPERATURA 20,30ºC ABAIXO DE ZERO.ENQUANTO ISSO, AQUI TÁ O MAIOR CALOR!!! O PESSOAL MANDA BEIJOS, ABRAÇOS E SAUDADE! LOISE

    ResponderExcluir
  2. Fala brodi! Legais as fotos. Aqueles museus são imperdiveis assim como uma visita no estadio do Real Madrid. tu deve tá em londres nesse momento. Em meio a a neve e ao ritmo louco da cidade. Se tiveres tempo vai até Stonehenge que fica no interior do país. Aqui só se fala no mundial. Onde tu vais estar na proxima terça, dia de estreia do nosso time?

    ResponderExcluir