sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Uma outra retrospectiva

“Fados e fotos” que marcaram estes setenta e quatro dias no novo velho continente.

Durante a viagem tirei muitas – muitas mesmos – fotos. Foram mais de cinco mil. Um dos maiores trabalhos que tinha era selecionar quais colocar nos posts. Também fiz vários filmes (uns 50), mas muito poucos eu consegui postar; alguns ficaram grandes e pesados para fazer upload, outras vezes (a maioria delas) ocorria alguma falha técnica nos computadores dos hostels ou das lan-houses, ou o tempo acabava durante o upload... enfim, tenho vários vídeos bem legais, como os esquilos no Saint James Park, em Londres ou a Torre Eiffel piscando em milhares de luzes como uma árvore de natal gigante, além da vibração e da diversidade de Las Ramblas em Barcelona e do Candem Market, em Londres.

Bom, mas se para escolher 15 ou 20 fotos de cada cidade não foi fácil, imaginem uma ou duas. Foi o que eu tentei fazer neste último post. Para isso, procurei dar mais ênfase ainda ao tema do blog, e colocar aqui imagens que traduzam a minha visão e sentimento de cada lugar que passei.


Uma casinha coloridinha na beira do rio (Copenhague)

Cura até dor de cotovelo (Lisboa)
Dois grandes companheiros: Arno e Maurice (Rotterdam)

O mundo não consegue - e não deve - esquecer (Auschwitz)
Cidade luz... cidade-cor, cidade-cheiro... (Paris)

Caiu a ficha (Berlim)
O endereço mais aguardado (Bruxelas)



Na Europa também não se respeitam os sinais de trânsito (Bruges)

Nicolas, o taxista grego: autosustentável (Atenas)

Passeio à moda antiga (Cidade do Porto) 

Quase cinquenta idiomas, uma só mensagem (Estocolmo)

O momento mais espiritual da visita (Vaticano)

Torcida árabe se destaca no Allianz Arena (Munique)

Uma cidade sobre o mar (Amsterdam)
London Eye (Londres)

Carnaval sem samba e sem mulata (Veneza)

Recuperando as energias (Budapeste)

Fim de tarde no Mediterrâneo (Ilha de Hydra)
Criançada se divertindo na neve (Versailles)

Detalhe da pista atlética da cidade olímpica (Roma)

Paisagens de cinema pela janela do trem (Fussen)

"Pelos poderes de Greiscow!" (Praga)

Uma bala por uma foto (Bruges)

Titanic sem banda de música (Brindisi)
Oferta do dia: hemorragia cerebral por 2,50 (Munique)
Arte popular universal na East Side Gallery (Berlim) 

Ninguém suporta o frio (Madri)
Viva a anarquia! (Barcelona)



Chimarrão das cinco (Londres)

Os retratos da crise (Atenas)

A fé remove montanhas (Veneza)

Grenal em pleno leste europeu (Praga)

Red Light District: trabalhadora chegando para mais um dia de serviço (Amsterdam)

"Como folhas secas pelo chão, nas frias tardes de outono..." (Munique)
 
O prêmio máximo do guerreiro é morrer no campo de batalha (Paris)

On Anon: tendências sonoras (Londres)
Meninas superpoderosas (Rotterdam)
Para limpeza pesada de qualquer superfície (Madri)

Edward faz graça em Las Ramblas (Barcelona)

Entre, fique à vontade. Aceita um café?

Muitas músicas fizeram a "trilha sonora" da trip. Meu Ipod teve 4 versões: saiu daqui com uma, que foi toda desconfigurada na primera semana, carregando a bateria em uma lan house em Lisboa, uma segunda, "de emergência", que o gerente de muito boa vontade de uma loja da Apple em Lisboa me gravou no dia seguinte ao desastre, com uma salada musical mais variada (e estranha) possível, uma terceira, que o Arno me copiou em Rotterdam, muito boa, e a quarta e melhor de todas, gravada do Cizinho em Madri (que continua até hoje).

De tudo isso fiz uma seleção das 12 músicas que mais me marcaram em diferentes momentos e por diferentes motivos, no decorrer do tempo, dividida pelas fases do Ipod.

Fase 1

The Killers - Somebody Told Me (versão remix "extended")

Essa versão eu não conhecia, já saiu "pegando" no aeroporto de Guarulhos e foi assim até o trágico fim.


Fase 2

Black Eye Peace - One Tribe


Bob Sinclair - Together


Estas duas me marcaram muito pelas letras de paz e união entre as pessoas e os povos, e apareceram bem no momento em que eu estava começando a viagem, "aprendendo" a ficar sozinho e me acostumando com uma série de coisas. Várias vezes eu saia cantando (gritando) sozinho na rua essas músicas.

Jonh Mayer - No Such a Thing


Fase 3

Temple Of The Dog - Hunger Strike

Clássico absoluto da trip, teve seu refrão gritado á exaustão pelo leste europeu.


Pearl Jam - Black

Idem ao coemtário anterior


Red Hot Chilli Peppers - This is The Place

Se tem uma música que ficou relacionada com uma cidade, é esta música com Amsterdam.


Fase 4

Simple Plan - Everytime

Essa foi a banda mais difícil de escolher uma música, a verdade é que todas são clássicas e eu me arrepiava ouvindo umas 4 ou 5, no mínimo.


The Sounds - Tony The Beat

Aqui começa uma série de 3 bandas que conheci na viagem (em Madri), a primeira é esse torpedo de electrorock. Para completar, vejam a vocalista ao vivo.

Bowling For Soup - Where to Begin

Outra banda clássica, talvez a melhor de uma safra nova que eu trouxe de lá.


Deashboard Confessional - The Places You Have to Came to Fear The Most

Essa baladinha fecha a seleção, não por acaso. É ouvir e entender (ou não) o porquê. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário